Projeto Lavadeiras de Arroio do Sal


“Secretaria do Meio Ambiente, Agricultura e Pesca - Destaque
 Arroio do Sal presente no XXI Raízes de Pinhal.
               A Prefeitura Municipal de Arroio do Sal, através da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca participou do Encontro dos Municípios Originários de Santo Antônio da Patrulha: XXI Raízes do Balneário Pinhal, entre os dias 17 e 22 de outubro, com o trabalho “As Lavadeiras do Arroio do Sal”, da Engenheira Agrônoma e Secretária de Meio Ambiente, Marta Maria da Silva.
               O trabalho resgata os momentos vividos pelas mulheres arroiosalenses que se dedicaram à tarefa de lavar as roupas e marcar a memória de moradores e veranistas nas águas do Arroio do Sal.
Esse resgate está sendo efetuado através de entrevistas e rodas de conversas entre pessoas que, de alguma forma, estiveram envolvidas com a atividade das lavadeiras e suas histórias.
              Trata-se de um projeto elaborado pela Secretaria que, valendo-se do meio ambiente cultural criado durante o desenvolvimento da história local, busca a recuperação da identidade cultural e da percepção ambiental ligadas ao Arroio do Sal, córrego que dá nome ao município.
No Raízes de Pinhal foi apresentado o resumo desse projeto na forma de um vídeo mostrando algumas entrevistas realizadas com moradores que presenciaram esse importante momento histórico da cidade.
             O projeto continua em andamento e conta com a colaboração dos servidores da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca; da Professora Ana Beatriz Barbosa Ferreira; da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e da Geógrafa Vera Lucia Gheno, de Capão da Canoa. O trabalho será publicado no livro Raízes de Pinhal, que será lançado no próximo ano.
             O encontro reuniu historiadores, professores, alunos e a comunidade durante seis dias, com palestras, apresentações artísticas, mostras de acervos familiares e da comunidade; Feiras: do livro - de autores dos municípios originários de Santo Antônio da Patrulha; de artesanato local, além do convívio dos participantes, ocasião para troca de experiências e novas amizades”.
Retirado site http://www.arroiodosal.rs.gov.br/ acesso em 10/11/2010.

AS LAVADEIRAS DO ARROIO

Lava, lava, lava devagar
O arroio cheio de peixes
Arroio ligado ao mar
E nas águas lavavam seus feixes.

Lava, lava, lava sem parar
O arroio com mulheres
Não haverá ninguém para me ganhar
E no arroio elas eram aos milhares.

Poesia a Váris Mãos - Quinto Ano
Abril/2011
Professora Eliane